51 3371 1022   |serki@serki.com.br

4 Perfuratrizes hidráulicas sobre esteiras
– Fabricante: SOILMEC R622HC – Origem Italiana
– Motor: DEUTZ BF6M1015C – turbinado, auto montante e auto propelida para estacas hélice contínua, com pré disposição para estacas escavadas com lama e/ou entubadas.
– Diâmetros: trado helicoidal Ø30 ao Ø120cm
– Profundidades: até 28m

Os primeiros equipamentos de estacas tipo hélice contínua chegaram no Brasil no final da década de 80.

Estaca de concreto moldada in loco mediante introdução no terreno de um trado helicoidal contínuo. A concretagem ocorre simultaneamente com a retirada do trado do terreno.

Durante a execução ocorre o monitoramento eletrônico de alguns dados como profundidade da estaca, inclinação da haste, torque, velocidade de descida e subida do trado, consumo e pressão de injeção do concreto, volume e sobreconsumo de concreto.

Alcança camadas de maior resistência e indicadas para terrenos secos e terrenos com presença de lençol freático elevado.

Executadas nos diâmetros de até 150cm com profundidades de até 35m.

Etapas executivas das estacas hélice contínua:

Estaca-Helice_SERKI

1) Perfuração: contínua por rotação do trado, até a profundidade prevista em projeto.

2) Concretagem: ocorre simultaneamente com a retirada do trado. A ponta da haste é fechada com uma tampa que abre-se com o peso do concreto antes do início da concretagem.

3) Instalação da armadura da estaca.

‣ Concreto com fck ³ 20 MPa aos 28 dias, consumo de cimento não inferior a 400 kg/m3 , slump test entre 8 e 12cm para estacas não armadas e entre 22+-3cm, traço tipo bombeado e fator água/cimento £0,6.

‣ As estacas hélice apresentam um sobreconsumo de concreto da ordem de 15 a 35% do volume nominal da estaca. Pode ser maior dependendo do tipo de solo.

‣ Relatório de monitoramento das estacas hélice contínua.

planilha